ROTA DO RECÔNCAVO

ROTA DO RECÔNCAVO

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DOS MASCARADOS EM MARAGOJIPE - PATRIMÔNIO IMATERIAL DA BAHIA!


Reportagem do A TARDE On Line, 11/02/2012 às 19:14| ATUALIZADA ÀS 19:23 | 


Carnaval de Maragojipe começa neste domingo

Cristina dos Santos Pita
Ivan Cruz / Agência A TARDE
Máscarados são uma das tradições da folia em Maragojipe
Máscarados são uma das tradições da folia em Maragojipe
Com o tema O Carnaval de Todas as Cores, o Grito de Carnaval que acontece  a partir das 15 horas deste domingo,12, na Praça da Matriz, abre oficialmente o Carnaval em Maragojipe (a 133 km de Salvador). Desfile de mascarados, concurso de marchinhas e escolha do Rei Momo e da Rainha e Princesas, além de atrações musicais e  apresentação do mestre-sala, porta-bandeira e uma passista da Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro, antecipam a folia.
A programação será encerrada com o show de Armandinho, Dodô & Osmar. É uma prévia do festejo tradicional, que começa ao mesmo tempo que  o Carnaval em Salvador, de 18 a 21 deste mês.
Em Maragojipe, não há exatamente um circuito, já que as principais ruas e becos da cidade são tomadas pela presença dos grupos que desfilam com criativas fantasias. E é justamente a criatividade dos mascarados a grande estrela da festa.
De acordo com  Luís Carlos Brasileiro, secretário de Turismo e Cultura de Maragojipe, entre os dias 19 e 21, o Carnaval da cidade contará com a participação de diversos grupos e manifestações culturais do Recôncavo e outras regiões do Estado.
“Esta ação visa fortalecer um intercâmbio cultural na região, utilizando o Carnaval de Maragojipe como forte ferramenta da difusão cultural”, afirma. Se apresentarão grupos dos zambiapungas, nego fugido, caretas de Acupe, cabeçorras e mandus, Jegue Trio e  outros.
Após o Grito de Carnaval, hoje, a programação continua no dia  17, com  o desfile do Bloco do Silêncio, e sábado, com a abertura oficial da festa. Nos dias 19, 20 e 21, a folia prossegue  com a apresentação dos grupos de mascarados e diversas atrações musicais e culturais.
No dia 19, próximo domingo, a partir das 22h30, no palco principal da Praça da Matriz, será feita a transmissão ao vivo do desfile da Escola de Samba Portela, durante o Carnaval do Rio de Janeiro, que estará homenageando o Carnaval de Maragojipe.
Circuitos - O Carnaval contará com percursos distribuídos em quase toda a cidade, como  Circuito dos Foliões, Praça dos Mascarados, Circuito dos Trios e Circuito Axé, no Largo do Caijá. As principais atrações  musical são Armandinho, Dodô & Osmar, o cantor Jau, que se apresenta dia 19,  Retrofolia e Oficina de Frevos e Dobrados, no dia 20.
Apesar da greve dos policiais militares, a guarnição da PM em Maragojipe não aderiu ao movimento.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Luís Carlos Brasileiro, a segurança está garantida durante a folia. “Temos 35 guardas municipais e a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Cruz das Almas, assegurou a presença de 20 a 25 homens pelas ruas da cidade”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário